sábado, 29 de março de 2014

Home Cultura Espetáculos Contagem regressiva para Festival de Curitiba 450 espetáculos, cinco deles internacionais, 35 da mostra principal e 400 do Fringe 10/03/14 às 00:00 - Atualizado às 16:11 Comente 0 3 A Arte da Comédia apresenta grande procura (foto: Divulgação) O crescimento da participação internacional e a intenção de homenagear os 450 anos de nascimento de William Shakespeare devem marcar a programação do próximo Festival de Curitiba, que ocorre de 26 de março a 4 de abril. Com orçamento de R$ 6,5 milhões (em 2013, foram anunciados R$ 8 milhões), o festival traz neste ano 450 espetáculos, sendo cinco deles internacionais, 35 da mostra principal e cerca de 400 montagens e dez eventos da mostra paralela Fringe. O festival tem público estimado de 300 mil pessoas. Há montagens bem-sucedidas em suas praças de origem, caso de Cais ou a Indiferença das Embarcações, que fez sucesso em São Paulo. Existe ainda a intenção de trazer duas montagens de um mesmo texto, o que acontece com Ricardo III, nas versões dos diretores Marcelo Lazzaratto e Sergio Módena. Ou ainda dois trabalhos de um mesmo diretor: caso de Paulo de Moraes e Gabriel Villela que comparecem com duas obras cada um. Essas intersecções ou pontos de contato entre obras diferenciaram a edição anterior e voltam a ser valorizadas. A seleção estrangeira será certamente um dos pontos altos em 2014. A vontade já estava expressa na última edição, mas se concretiza agora com cinco obras internacionais. "É uma tendência que acabou se impondo pela qualidade", observa Celso Curi, que divide a curadoria com Tânia Brandão e Lucia Camargo. "Tem tanta coisa boa acontecendo lá fora que tínhamos que prestar atenção." O festejado diretor argentino Daniel Veronese traz sua versão para Sonata de Outono, de Ingmar Bergman. O trabalho chileno El Hombre Venido de Ninguna Parte, visto recentemente no festival Santiago a Mil é outra das boas apostas. Uma das características que diferenciam o evento paranaense de seus congêneres é a importância dada às estreias nacionais. Desta vez, serão os sete títulos inéditos que entram em cartaz em Curitiba. Mas sem grandes surpresas ou criações aguardadas. Concreto Armado, com direção do carioca Diogo Liberano está entre as novidades. A obra trata de um grupo de alunos de arquitetura que morrem durante um atentado a um dos estádios da Copa do Mundo. Rózà, criação multimídia a partir das cartas escritas por Rosa Luxemburgo, também faz parte dessa ala de estreias. Os maiores destaques, no entanto, prometem ficar por conta de Entredentes - que marca a volta de Ney Latorraca aos palcos com direção de Gerald Thomas. Conselho de Classe, peça da Cia. dos Atores, atualmente em cartaz em São Paulo. Além do ensaio aberto de Nus, Ferozes e Antropófagos, espetáculo inacabado da Cia. Brasileira de Teatro em parceria com o coletivo francês Jakart/Mugiscué e o Centro Dramático de Limousin. A repetição de nomes e companhias que são recorrentes na mostra de Curitiba é outra das características que enfraquecem a safra de 2014. A despeito da qualidade, Gilberto Gawronski, Gabriel Villela, o Grupo Galpão e a Cia. Armazém de Teatro costumam retornar ao evento todos os anos. Não é diferente desta vez. Na 22.ª edição, a curadoria parece ter sido mais ousada, ao propor nomes de grupos e artistas neófitos no festival. Outra guinada que recrudesce agora é a iniciativa de coprodução, anunciada e levada a cabo em 2013. O diretor do evento, Leandro Knopfholz, ressalva que o ímpeto de auxiliar as produções mudou de feição, mas permanece presente. "Não estamos levantando nenhum espetáculo do zero, mas não abandonamos essa experiência de coproduzir, que se manifesta agora especialmente nessas criações estrangeiras que estamos trazendo", diz ele. Marcio LimaEspelho para Cegos, espaço cênico que convida ESPELHO PARA CEGOS, UM CONVITE “Espelho para Cegos”, a montagem da Companhia Teatro dos Novos (CTN) no Festival de Teatro de Curitiba, traz nove palcos diferentes com atuações simultâneas, além de três cenas com vídeos em uma tela de projeção e o convite para o espectador entrar no espaço cênico. Com toques multimídia, o espetáculo aborda temas como a decomposição das relações humanas, a solidão, o controle social, o aprisionamento e outros entraves contemporâneos. O texto é do dramaturgo romeno Matéi Visniec, autor do livro “Teatro Decomposto ou O Homem-Lixo”. As metáforas de Visniec trazem uma percepção sensível e aguçada, com muitas possibilidades associativas e interpretativas. A produção relata que nada é gratuito, aleatório ou se detém apenas em uma única leitura: em tudo há poesia e humor, com alto teor filosófico e político. ALGUMAS PEÇAS DO FESTIVAL TÊM INGRESSOS ESGOTADOS A sessão de estreia do Risorama e os espetáculos “A Importância de Ser Perfeito” e “Ricardo III - SP”, da Mostra 2014 do Festival de Curitiba, estão com os ingressos esgotados. A mostra de stand up comedy já não possui ingressos para a sessão das 20h do dia 29 de março (sábado), mas uma sessão extra na mesma noite, com início às 22h30, já foi aberta e está com ingressos à venda pelo site www.festival decuritib a.com.br ou nas bilheterias oficiais. Dentre os humoristas convidados para a primeira noite do Risorama estão Rafael Cortês, Marco Luque e Rafinha Bastos. Da Mostra 2014, os espetáculos “A Importância de Ser Perfeito” e “Ricardo III – SP” tiveram seus ingressos esgotados nesta quarta-feira (3/3). Montagem inédita de “The Importance of Being Earnest”, de Oscar Wilde, “A Importância de Ser Perfeito” é uma adaptação do ColetivoAchadoNumaMala, do Rio de Janeiro, com direção de Daniel Herz. Com elenco formado apenas por atores masculinos, a adaptação transporta a trama do clássico texto de Wilde da Londres vitoriana para o Brasil nos dias atuais. Um dos sucessos dos palcos paulistanos no ano passado, “Ricardo III – SP” é o primeiro espetáculo do Shakespeare – Projeto 39, que se propõe a levar todas as 39 peças de Shakespeare aos palcos brasileiros. A montagem traz, no elenco, Chico Carvalho (indicado ao Shell-SP de melhor ator) no papel do personagem título e Mayara Magri como Rainha Elizabeth. A direção é de Marcelo Lazzatatto. Entre os espetáculos da Mostra que seguem com boa procura, estão o argentino “Spam”, o chileno “Otelo” e o inglês “The Rape of Lucrece”, da Royal Shakespeare Company, de Londres. Dos nacionais, até o momento, “Contrações”, “Sexo, Drogas & Rock’n’Roll”, “A Toca do Coelho”, “Jim”, “Espelho para Cegos” e “A Arte da Comédia” apresentam grande procura. http://www.bemparana.com.br/noticia/308864/contagem-regressiva-para-festival-de-curitiba SERVIÇO 23º Festival de Teatro de Curitiba Quando: 25 de março a 6 de abril de 2013 Onde: Em 65 endereços, consulte a programação Quanto: gratuito até R$ 60 (inteira). Ingressos à venda a partir de 7 de fevereiro. Pontos de venda: Na internet, pelo site www.festivaldecuritiba.com.br Nas bilheterias em Curitiba: Shopping Mueller, Palladium Shopping Center e ParkShopping Barigui Mais informações: www.festivaldecuritiba.com.br

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