http://www.campinas.com.br/cultura/2014/05/o-espetaculo-um-requiem-para-antonio-sobre-salieri-e-mozart-sera-apresentado-em-campinas

3 de Maio de 2014
Peça com os atores Elias Andreato e Claudio Fontana fica em cartaz de 16 a 18/05 no teatro Brasil Kirin do Iguatemi Campinas
Um Requiem Para Antonio O espetáculo “Um Réquiem para Antonio”, dirigido por Gabriel Vilela e protagonizado pelos atores Elias Andreato e Claudio Fontana, terá apresentações em Campinas nesta sexta (16), sábado (17) e domingo (18), no Teatro Brasil Kirin, no shopping Iguatemi.
No palco, a inveja obsessiva que o compositor italiano Antonio Salieri tinha por Amadeus Mozart. Na peça de Vilela, uma espécie de "sonho/delírio" de Salieri, um pequeno picadeiro florido serve de cenário para os embates entre os artistas, que fizeram parte da história da música clássica.
Diz a lenda do mundo da música clássica, reforçada pela ficção, que Salieri enlouqueceu perseguindo Mozart no período em que conviveram na Áustria, tentando destruí-lo e procurando impedir sua criação, pois queria ser ele a personalidade musical mais notória de seu tempo, com vistas a deixar uma obra eterna, a ser cultuada por todas as gerações futuras. Não conseguiu. Mozart fracassou na vida, mas triunfou na música.
No texto de Dib Carneiro Neto, Salieri, trancafiado em seu quarto, de forma delirante, acerta contas, no leito de morte, com aquele que, morto 34 anos antes dele e precocemente (perto de completar 35 anos de vida), foi alvo de muita inveja: Mozart.

Gabriel Vilela Salieri Mozart Elias Andreato Carlos FontanaA encenação aponta o lado mítico da inveja, trazendo um Salieri sombrio, confuso e frágil em contraponto a um Mozart gozador, confiante e ágil. Um pequeno picadeiro florido criado por Gabriel em parceria com o cenógrafo Márcio Vinícius recebe o embate entre esses dois compositores com narizes de clown e figurinos que imprimem o arquétipo dos personagens antes mesmo das palavras aparecerem no espetáculo. Os figurinos são assinados pelo diretor em parceria com José Rosa. Os adereços foram todos confeccionados pelo artista plástico Shicó do Mamulengo, do Rio Grande do Norte.
Gabriel Villela escolheu a linguagem circense, alegórica e popular para falar desses dois personagens que fizeram parte da história da música clássica.” É no popular que está o meu coração”, diz o diretor. Dos atores ele exige precisão para que alcancem a linguagem clownesca proposta. “Se o ator não triangular com os três pontos igualmente, a fábula fica estática".
A música no espetáculo tem sua própria dramaturgia, entra e sai das alucinações da Salieri como um fio condutor de suas neuroses e lembranças. As músicas de Mozart escolhidas para entrar peça são: Sinfonia em Sol Menor, Marcha Turca, Rainha da Noite (ária da ópera Flauta Mágica) e Lacrimosa (ária do seu último réquiem).
Serviço:
Espetáculo “Um Réquiem para Antônio”
Local: Teatro Brasil Kirin, no Iguatemi Campinas. Av Iguatemi, 777, Vila Brandina – Campinas. (19) 3294-3166
Data: 16, 17 e 18 de maio
Horário: sexta e sábado, 21h; domingo, 19h
Entrada: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)
Pontos de venda: bilheteria do teatro - terça a sábado, das 13h às 21h; domingos, das 12h às 20h
Classificação etária: 14 anos
25 0
0 comentário(s)
Nenhum comentário:
Postar um comentário