Em Cartaz
rio de janeiro
MacBeth
Marcello Antony protagoniza tragédia de Shakespeare

http://www.globoteatro.com.br/emcartaz-1298-macbeth.htm
O diretor Gabriel Villela decidiu montar o espetáculo de Shakespeare apenas com atores homens, como era feito no século XVII. Assim, ele reuniu grandes nomes como Marcello Antony, Claudio Fontana, Helio Cicero e Marco Antônio Pâmio para contar a tragédia de um homem que se deixa levar pela ambição.
Veja galeria de fotos do espetáculo
A peça conta a história de um homem incapaz de lidar com sua natureza ambiciosa e que, instigado por sua cruel esposa, passa de herói a tirano. Após salvar a Escócia e começar a galgar os degraus do poder, Macbeth passa a se ver mais próximo do trono. Para alcançar seu objetivo, interfere na ordem natural dos acontecimentos e cede a seu impulso homicida, assassinando o rei escocês para tomar sua coroa. Para tentar aliviar sua consciência, ele inicia uma sequência de crimes, reconhecendo assim a incapacidade que o homem tem de lidar com sua natureza e de fugir de seu destino.
Confira reportagem sobre a peça
MacBeth
Teatro dos Quatro
Rua Marquês de São Vicente 52 - Shopping da Gávea
Tel.: (21) 2274-9895
Quarta a sábado, às 21h; domingo, às 20h
Espetáculo não recomendado para menores de 12 anos
Em cartaz até 21/10/2012
15/10/2012 - Atualizado em 15/10/2012
MacBeth
Marcello Antony estrela clássico com direção de Gabriel Vilela

Para contar a tragédia da ambição de um homem devorado por sua natureza e instigado por sua impiedosa mulher, Gabriel Villela decidiu encenar “Macbeth” só com atores homens, como era feito na época de seu autor, Shakespeare. A montagem volta agora ao Rio, em curtíssima temporada, de quarta a domingo, no Teatro dos Quatro. Marcelo Antony vive o personagem título do espetáculo, que reúne no elenco nomes como Claudio Fontana, Helio Cicero, Marco Antônio Pâmio, Carlos Morelli, José Rosa, Marco Furlan, Rogerio Brito. Com tradução de Marcos Daud, a adaptação de Villela reduziu a oito os 22 personagens do texto original. Incluiu a figura do narrador, que conta a fábula, anuncia algumas cenas e redimensiona a história para a plateia.
Veja galeria de fotos do espetáculo
http://www.globoteatro.com.br/fotos-139-macbeth.htm
Enquanto Antony interpreta o general que dá título à peça e mata indiscriminadamente para se tornar rei na Escócia medieval, Claudio Fontana faz a mulher do militar, a ambiciosa Lady Macbeth, que influencia o companheiro na luta pelo poder para alcançar seu objetivo de chegar ao trono como rainha. Antony, que já havia trabalhado com Villela no clássico brasileiro "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues, recorda que, a princípio, o convite foi para fazer Lady Macbeth:
“Aceitei o papel logo que o Gabriel me convidou por se tratar de um grande clássico da dramaturgia mundial, não importava se ia interpretar o Macbeth ou a mulher dele. Além de poder trabalhar com o Gabriel novamente, é uma oportunidade única e de muito amadurecimento profissional estrelar um texto de Shakespeare”, conta.
O figurino, assinado em parceira pelo diretor e Shicó do Mamulengo (que veio do Rio Grande do Norte especialmente para o trabalho), foi confeccionado com 30 malas antigas de couro e papelão, compradas em brechós e antiquários. Desmontadas, foram recortadas e transformadas em indumentárias de guerra, como coletes, armaduras e escudos.
“Gabriel fez uma brincadeira lúdica e bem brasileira em cima do conceito de transformar um objeto em outro. Uma coleira de pitbull, por exemplo, vira a coroa da rainha. Não é um espetáculo realista, é muito poético”, diz Antony.
A empostação vocal dos atores também é fator importante em “Macbeth”. Para atingir a qualidade desejada, Gabriel Villela contou com a ajuda da italiana Francesca Della Monica (pesquisadora de voz da Universidade de Firenze, que também trabalha em Pontedera, Itália), a direção de texto de Babaya e a musicalidade de cena de Ernani Maletta. Os três juntos desenvolveram um trabalho técnico cuidadoso, fazendo a preparação vocal e a interpretação de texto, passando pela redescoberta e finalidade da voz.
O cenário, assinado por Márcio Vinícius, traz dois teares da cultura de tecelagem de manufatura de Minas Gerais, um sobre o outro, compondo um totem cênico com cinco pilares, que preenche a cena. Esses teares fazem parte da mitologia das três parcas gregas que fiam, tecem e cortam, simbolizando os três instantes do homem: nascimento, vida e morte.
Os atores mantêm um distanciamento dos papéis que encarnam. Há momentos nos quais o público pode vê-los fora dos personagens, aguardando para entrar no palco ou mudando os cenários entre as cenas: “Diria que o distanciamento é o código dessa peça, que foi montada no estilo brechtiano. É muito bom ver o Gabriel desenvolvendo sua genialidade nesse trabalho, que é cheio de metáforas e poesia, mas sem se desligar do texto”.
http://www.globoteatro.com.br/reportagem-1329-macbeth.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário