Malvino Salvador encarna bicheiro Boca de Ouro no Sesc Ginastico
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8 de Janeiro de 2018
Boca de Ouro é um lendário bicheiro carioca, figura
temida e megalomaníaca, que tem esse apelido porque trocou todos os dentes por
uma dentadura de ouro. Também é conhecido como o Drácula de Madureira. Quando
Boca é assassinado, seu passado é vasculhado por um repórter. Sua fonte é dona
Guigui, ex-amante do contraventor, mulher que, ao longo da peça, revela
diferentes e contraditórias versões do bicheiro.
Este é o mote da tragédia carioca “Boca de Ouro”,
cujo papel-título é vivido por Malvino Salvador, na montagem
de Gabriel Villela que chega ao Rio depois de quatro meses de sucesso
no Teatro Tucarena, em São Paulo. Estão ainda no elenco Mel
Lisboa e Claudio Fontana, como o casal Celeste e Leleco; Lavínia
Pannunzio, que vive a transtornada Guigui, ao lado de Leonardo
Ventura, que dá vida a seu fiel e apaixonado marido Agenor. Chico
Carvalho é Caveirinha, o rodriguiano repórter que carrega em si o olhar
afiado e crítico Nelson Rodrigues, jornalista que durante anos trabalhou em
redações e conheceu ele próprio os vícios e contradições da imprensa. Cacá
Toledo e Guilherme Bueno completam o elenco junto a Jonatan
Harold, ao piano, e Mariana Elisabetsky, interpretando as 14
canções do espetáculo.
Esta é o terceiro texto de Nelson Rodrigues
encenado por Gabriel Villela. Em 1994 montou A Falecida, com Maria Padilha
no papel título, e em 2009 Vestido de Noiva, protagonizado por Leandra
Leal, Marcello Antony e Vera Zimmerman.
Malvino Salvador fala de sua experiência na pele do
bicheiro de Madureira e da expectativa com a temporada carioca: “Essa
peça foi muito importante na minha carreira pelo aprendizado que eu adquiri,
por ter dividido o palco com grandes atores, por conhecer o universo do Gabriel
Villela, que é um dos nossos maiores diretores, que tem uma personalidade
vibrante, impressa nas suas montagens. (…) Para mim está sendo muito importante
trazer Boca de Ouro aqui para o Rio que, a gente sabe, é uma das principais
praças do Brasil, e onde se criou o universo rodriguiano. Depois de uma temporada
de sucesso em SP, tanto de público quanto de crítica, a peça tem o potencial de
chegar aqui de uma maneira muito bonita, é isso que eu espero.”
SINOPSE
Boca de Ouro (Malvino Salvador) é um lendário bicheiro carioca, figura temida e megalomaníaca, que tem esse apelido porque trocou todos os dentes por uma dentadura de ouro. Quando Boca é assassinado, seu passado é vasculhado pelo repórter Caveirinha (Chico Carvalho), que vai até a casa da ex-amante Guigui (Lavínia Pannunzio). Lá, ouve a versão da ex-amante, que desanca o bicheiro. Ao saber de seu assassinato, Guigui se arrepende e exalta Boca como uma figura amorosa. Já no terceiro ato, Guigui volta a desancar o bicheiro, pois teme ser abandonada pelo marido Agenor (Leonardo Ventura). Nas três versões relatadas, surge o casal Celeste (Mel Lisboa) e Leleco (Claudio Fontana), que tem relação direta com o assassinato de Boca de Ouro.
Boca de Ouro (Malvino Salvador) é um lendário bicheiro carioca, figura temida e megalomaníaca, que tem esse apelido porque trocou todos os dentes por uma dentadura de ouro. Quando Boca é assassinado, seu passado é vasculhado pelo repórter Caveirinha (Chico Carvalho), que vai até a casa da ex-amante Guigui (Lavínia Pannunzio). Lá, ouve a versão da ex-amante, que desanca o bicheiro. Ao saber de seu assassinato, Guigui se arrepende e exalta Boca como uma figura amorosa. Já no terceiro ato, Guigui volta a desancar o bicheiro, pois teme ser abandonada pelo marido Agenor (Leonardo Ventura). Nas três versões relatadas, surge o casal Celeste (Mel Lisboa) e Leleco (Claudio Fontana), que tem relação direta com o assassinato de Boca de Ouro.
UMA TRAMA ATUAL
As diferentes versões de Guigui para a morte de Boca de Ouro levaram Gabriel Viellela a fazer conexões com uma pesquisa recente da universidade de Harvard, sobre um fenômeno contemporâneo chamado “pós-verdade”. Villela explica: “É um produto da modernidade tecnológica: você inventa uma história, realinha ideias, publica, arruma vários seguidores e isso se amplia, viraliza na internet e ninguém mais sabe sobre o que se está falando. Somos todos vítimas disso. (…) A Guigui é insuperável – com três expedientes emocionais e psíquicos, ela conta três vezes a mesma história, embaralhando com maestria para que tudo seja incrivelmente verdadeiro”.
As diferentes versões de Guigui para a morte de Boca de Ouro levaram Gabriel Viellela a fazer conexões com uma pesquisa recente da universidade de Harvard, sobre um fenômeno contemporâneo chamado “pós-verdade”. Villela explica: “É um produto da modernidade tecnológica: você inventa uma história, realinha ideias, publica, arruma vários seguidores e isso se amplia, viraliza na internet e ninguém mais sabe sobre o que se está falando. Somos todos vítimas disso. (…) A Guigui é insuperável – com três expedientes emocionais e psíquicos, ela conta três vezes a mesma história, embaralhando com maestria para que tudo seja incrivelmente verdadeiro”.
A MONTAGEM
A ambientação idealizada por Gabriel Villela remete
a uma gafieira, com mesas e cadeiras, revezando-se entre uma redação de jornal
e as casas dos personagens.
Dentro das iconografias do subúrbio carioca,
Gabriel se utiliza da simbologia do Candomblé e das mascaradas astecas no
espetáculo. A casa de Celeste e Leleco traz muitas representações de Orixás
sincretizados. A figura de Iansã (Guilherme Bueno) aparece toda vez que uma
cena de morte acontece – ela faz a contrarregragem das mortes.
O Brasil retratado na cena: a política, as
narrativas contraditórias, a libido, a festa da gafieira, o jogo do bicho, a fé
e a música. Retratos de uma época que nos mostram que o Brasil pouco mudou, e
que o dramaturgo nascido em Pernambuco em 1912 e radicado no Rio de Janeiro,
nunca foi tão atual.
Além da direção, Gabriel Villela assina os
figurinos e a cenografia. A iluminação é de Wagner Freire, a
direção musical e preparação vocal são assinadas por Babaya e
a espacialização e antropologia da voz por Francesca Della Monica.
Os diretores assistentes Ivan Andrade e Daniel
Mazzarolo completam a equipe criativa.
AS MÚSICAS
Cidade Maravilhosa (Andre Filho)
Vingança (Lupicínio Rodrigues)
Ave Maria do Morro (Herivelto Martins)
Lencinho Branco (Dalva de Oliveira)
A Noite do Meu Bem (Dolores Duran)
Na Cadência do Samba (Ataulfo Alves)
Ne Me Quittes Pas (Jacques Brel)
Última Estrofe (Orlando Silva)
Eu Dei (Ary Barroso)
O Ouro e A Madeira (Ederaldo Gentil)
Hino ao Amor (Edith Piaf / M. Monnot)
Não Deixe o Samba Morrer (Edson Conceição e Aloísio Silva)
Bang Bang – My Baby Shot Me Down (Sonny Bono)
De Frente Pro Crime (João Bosco)
Cidade Maravilhosa (Andre Filho)
Vingança (Lupicínio Rodrigues)
Ave Maria do Morro (Herivelto Martins)
Lencinho Branco (Dalva de Oliveira)
A Noite do Meu Bem (Dolores Duran)
Na Cadência do Samba (Ataulfo Alves)
Ne Me Quittes Pas (Jacques Brel)
Última Estrofe (Orlando Silva)
Eu Dei (Ary Barroso)
O Ouro e A Madeira (Ederaldo Gentil)
Hino ao Amor (Edith Piaf / M. Monnot)
Não Deixe o Samba Morrer (Edson Conceição e Aloísio Silva)
Bang Bang – My Baby Shot Me Down (Sonny Bono)
De Frente Pro Crime (João Bosco)
FICHA TÉCNICA
Texto: Nelson
Rodrigues / Direção, Cenografia e Figurinos: Gabriel Villela
/ Elenco: Malvino Salvador (Boca de Ouro), Mel Lisboa (Celeste),
Claudio Fontana (Leleco), Lavínia Pannunzio (Guigui), Leonardo
Ventura (Agenor), Chico Carvalho (Caveirinha e Maria
Luisa), Cacá Toledo, Guilherme Bueno, Mariana Elisabetsky, Jonatan Harold
(ao piano) e Guilherme Bueno /Iluminação: Wagner Freire / Direção
Musical e preparação Vocal: Babaya / Espacialização vocal e
antropologia da voz: Francesca Della Monica / Diretores
assistentes: Ivan Andrade e Daniel Mazzarolo / Foto: João
Caldas / Produção executiva: Luiz Alex Tasso / Direção
de produção: Claudio Fontana / Realização: SESC Rio
/
https://www.sopacultural.com/malvino-salvador-encarna-bicheiro-boca-de-ouro-no-sesc-ginastico/
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