segunda-feira, 27 de agosto de 2012

27 de Ago. de 2012 às 09:12 Shakespeare - Macbeth será encenado em RP Gabriel Villela montou Macbeth só com atores homens, como era feito na época de Shakespeare Foto: Divulgação O espetáculo Macbeth, adaptação do consagrado diretor Gabriel Villela da obra homônima de Wiiliam Shakespeare (de quem também já montou Romeu e Julieta e Ricardo III), será apresentado no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, no próximo final de semana. Para contar a tragédia da ambição de um homem que, devorado por sua natureza e instigado por sua impiedosa mulher, cede ao impulso assassino para cumprir o seu destino, Gabriel Villela montou Macbeth só com atores homens, como era feito na época de Shakespeare. No elenco, Marcello Antony, Claudio Fontana, Helio Cicero, Marco Antônio Pâmio, Carlos Morelli, José Rosa, Marco Furlanm e Rogerio Brito. A tradução de Marcos Daud, adaptada pelo diretor, foi montada pela primeira vez. Daud encaminhou sua versão para Villela, que fez então cortes e adaptou o texto de 20 personagens para uma realidade de oito atores em cena. “Introduzi o narrador, personagem inspirado na renascença inglesa, para que ele possa, periodicamente, reconstruir a história perante a plateia, convocar os personagens, decompor a fábula na sua essência e desenvolver a história. Ele narra o universo trágico de Macbeth”, fala o diretor. Apresentado pelo Vivo EnCena, programa cultural da Vivo para as artes cênicas, a parceria permite uma série de ações como circulação do espetáculo, após cumprir temporada de sucesso no Teatro Vivo, na cidade de São Paulo, workshops e debates que promovem maior acessibilidade, reflexão e intercâmbios para todos. Na opinião do diretor, Macbeth é um espetáculo formal, sóbrio, contido, voltado para a experiência da voz e da palavra. Para atingir essa qualidade, Gabriel Villela contou com a antropologia da voz da italiana Francesca Della Monica (pesquisadora de voz da Universidade de Firenze, que também trabalha em Pontedera, Itália), a direção de texto de Babaya e a musicalidade de cena de Ernani Maletta. Os três juntos desenvolveram um trabalho técnico fundamental, cuidadoso, fazendo a preparação vocal e a interpretação de texto, passando pela redescoberta e finalidade da voz. Esse método está impresso na cena. “Na formação do elenco, trabalhamos uma extensão vocal bem grande para que não ficássemos com uma impostação monótona dos timbres masculinos. É um espetáculo feito para uma audiência camerística, de 290 lugares e um palco relativamente pequeno, preenchido pelo principal elemento: a voz épica dos atores”, detalha Villela. A trilha sonora do espetáculo, de acordo com o diretor, é composta, em sua maior parte, por silêncios. “Eu não queria música desta vez, por isso cuidei da trilha sonora, feita mais por sons como o rufar de asas, o bater de sinos, sons finos sugeridos por Shakespeare.” A única música é um ária da ópera Dido e Enéas, de Henry Purcell, cantada à cappella por Francesca Della Monica, no instante da morte de Lady Macbeth. Gabriel destaca, ainda, o caráter épico e a eloquência shakesperiana, com direito a tons lúdicos em algumas cenas. As apresentações serão às 21 horas de sábado, 1º de setembro, e às 19 horas de domingo (2). O Pedro II fica na rua Álvares Cabral nº 370 (telefone 3977-8111), no Centro Histórico de Ribeirão Preto. O espetáculo Macbeth não é recomendado para menores de 12 anos. Os ingressos para plateia, frisas e balcão nobre custam R$ 40 no sábado e R$ 50 no domingo. Para balcão simples e galerias saem por R$ 40 (sábado)e R$ 30 (domingo). Estudantes com documentação específica, professores da rede pública municipal, idosos acima de 60 anos e portadores de necessidades especiais pagam meia em todos os setores (R$ 30, R$ 25, R$ 20 e R$ 15, respetivamente), conforme legislação vigente. Sinopse – Macbeth (Marcelo Anthony) conta a história de um homem incapaz de lidar com sua natureza ambiciosa e, instigado por sua cruel esposa, Lady Macbeth (Claudio Fontana), passa de herói a tirano. Após salvar a Escócia e começar a galgar os degraus do grande mecanismo do poder, Macbeth, que agora se vê mais próximo do trono, interfere na ordem natural dos acontecimentos e cede a seu impulso homicida, Assassinando o rei escocês para tomar sua coroa. Como se outro crime pudesse limpar a mancha pelo assassinato cometido e dar paz à sua consciência, ele inicia uma sequência de crimes sem volta, reconhecendo, assim, a incapacidade que o homem tem de lidar com sua natureza e de fugir de seu destino. http://www.tribunaribeirao.com.br/materia/shakespeare-macbeth-sera-encenado-em-rp/

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