
domingo, 16 de setembro de 2012
DE SHAKESPEARE
14/9/2012
Macbeth mostra tragédia da ambição
--------------------------------------------------------------------------------
DIVULGAÇÃO Espetáculo será encenado amanhã (21h) e domingo (19h), em Vinhedo
Os atores Marcello Antony (Macbeth) e Claudio Fontana (Lady Macbeth) são os protagonistas de Macbeth, espetáculo que será apresentado amanhã (às 21h) e domingo (às 19h), no Teatro Sylvia de Alencar Matheus, em Vinhedo, com o apoio do Jornal de Jundiaí Regional. Eles dividem o palco com Helio Cicero, Marco Antônio Pâmio, Carlos Morelli, José Rosa, Marco Furlan e Rogerio Brito.
Baseada na obra original de William Shakespeare, sob a direção de Gabriel Villela e tradução de Marcos Daud, a montagem retrata a tragédia da ambição de um homem que, devorado por sua natureza e instigado por sua impiedosa mulher, cede ao impulso assassino para cumprir (ou redirecionar) o seu destino.
"Enfrentei muitos desafios na construção deste personagem, já que Macbeth representa um ícone da dramaturgia de Shakespeare e já foi interpretado por grandes atores. Além disso, trata-se de um personagem muito complexo, muito humano e muito rico em sentimentos (ambição, riqueza etc.). Dar vida a ele, engrandece o ator", ressalta Marcello Antony, em entrevista ao JJ Regional.
Parceiro de Antony desde outros projetos - como a novela Ciranda de Pedra, exibida em 2008 pela Rede Globo, por exemplo -, Claudio Fontana afirma que a criação da sua personagem foi igualmente desafiadora. "Faço questão de interpretá-la não como uma mulher, mas como a personificação do mal. Isso porque Lady Macbeth é a mola propulsora dos assassinatos cometidos pelo companheiro. É ela quem o manipula para matar indiscriminadamente e se tornar rei na Escócia medieval", considera Fontana, também em entrevista ao JJ Regional.
Para Antony, o entrosamento e a harmonia entre os oito atores (incluindo ele) são fatores determinantes do sucesso de Macbeth. "Foram apenas três meses de ensaios e de intenso mergulho nesta complexa obra. Seu sucesso, sem dúvida, acontece por obra dos 'deuses'", admite o ator. Já Fontana acredita que o belíssimo visual do espetáculo e a surpreendente atuação de Antony também são dois grandes diferenciais de Macbeth.
"Ele (Antony) tem uma voz linda e forte e, ao dar vida ao general Macbeth, mostra toda a sua versatilidade como ator. Aliás, a demonstração desta versatilidade é algo que todos nós, enquanto atores, buscamos", destaca o ator. "Gostaria que o público fosse assistir a Macbeth com a mente aberta a novas experiências, pois este espetáculo abusa da imaginação para contar uma fábula histórica, um clássico de William Shakespeare", projeta Antony.
A história - Macbeth narra a trajetória de um homem que, incapaz de lidar com sua natureza ambiciosa e instigado por sua cruel esposa, passa de herói a tirano. Após salvar a Escócia e começar a galgar os degraus do grande mecanismo do poder, Macbeth decide interferir na ordem natural dos acontecimentos, cede a seu impulso homicida e assassina o rei escocês, a fim de tomar sua coroa.
E como se outro crime pudesse limpar a mancha pelo assassinato cometido e dar paz à sua consciência, ele dá início à uma série de crimes e reconhece a incapacidade que o homem tem de lidar com sua natureza e de fugir de seu destino.
Macbeth - amanhã, às 21h, e domingo, às 19h, no Teatro Sylvia de Alencar Matheus (à rua Monteiro de Barros, 101, Centro de Vinhedo). Ingressos: R$ 50/inteira e R$ 25/meia-entrada. Informações pelo telefone (19) 3826-2821.
http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=10&Int_ID=186093
RENATA REITER

Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário