segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Abrem-se as cortinas de 2014 Imprimir Detalhes Publicado em Quarta, 1 Janeiro 2014 18:30 Escrito por Sérgio Rovere Share on facebook Share on twitter Share on google_plusone_share More Sharing Services 3 Réquiem Para Antonio (foto), Marilyn em Branco e Preto e Triptico Samuel Beckett são algumas das estreias, / Divulgação Ficou para trás a época em que o mês de janeiro costumava dar folga para o teatro. Se até poucos anos atrás as cortinas se abriam só depois do fim do Carnaval, agora mal dá tempo de se apagarem os fogos do Réveillon para que as estreias comecem a chegar aos palcos. Não será diferente neste janeiro, em que cinco grandes estreias já estão anunciadas. O ano teatral não poderia ter escolhido uma figura mais icônica para dar a largada na programação: Marilyn Monroe. A grande estrela do cinema americano (1926-1962) é homenageada em Marilyn em Preto e Branco, musical concebido e encenado pela atriz e bailarina Dinah Perry, que se inspirou no luxuoso Fragmentos, livro que reúne poemas, fotos, cartas e pensamentos da estrela. Em cena, Dinah faz uma releitura das poesias de Marilyn, além de recriar algumas das principais cenas que ela imortalizou no cinema. O espetáculo, que pretende retratar também o lado mais humano e íntimo da diva, conta com a presença de três bailarinos e uma pianista. Marilyn em Preto e Branco em cartaz no dia 15 no Teatro Augusta. Também no dia 15, no Teatro Folha, tem início a temporada da comédia Ele, Ela, os Outros, adaptada de doze crônicas do livro Histórias Brasileiras de Verão, de Luis Fernando Veríssimo. Dirigidos por Andréa Bassit, os atores Rodrigo Frampton e Amanda Mendes vivem um casal exposto a uma série de situações que vão do cômico ao patético e que têm, como cenário principal, ora uma casa ora uns bailinhos de Carnaval. Ainda que seja uma colagem de crônicas, o espetáculo constrói uma narrativa linear para falar das diferentes fases pelas quais passa um casal, como o início da relação, a paixão, o desgaste do casamento e o, ao menos neste caso, inevitável rompimento. http://www.dcomercio.com.br/2014/01/01/abremse-as-cortinas-de-2014 Um elenco estupendo, formado por Laura Cardoso, Nívea Maria, Etty Fraser, Sonia Guedes, Sylvio Zilber, Miriam Mehler, Gésio Amadeu, Gabriela Rabelo, Yunes Chami e Marlene Collé sobe ao palco do Teatro Frei Caneca no dia 16 para encenar a comédia A Última Sessão, escrita e dirigida por Odilon Vagner. O texto presta uma grande homenagem a alguns dos artistas com mais tempo de carreira no Brasil. A trama se desenrola durante um almoço de domingo no Clube Inglês, onde um grupo de amigos com mais de 70 anos costuma se reunir para rir e jogar conversa fora. Num desses encontros, no entanto, um ator decepcionado com a carreira decide revelar uma série de verdades incômodas sobre cada um dos presentes. A relação conflituosa entre os músicos Antonio Salieri e Wolfgang Amadeus Mozart é o tema da peça Réquiem Para Antonio, texto do jornalista e dramaturgo Dib Carneiro Neto que estreia no dia 17, no Tucarena, sob direção de Gabriel Villela. O espetáculo flagra Salieri (o ator Elias Andreato) que, tomado pela loucura em seu leito de morte, ainda tenta acertar as contas com Mozart (Claudio Fontana), morto 35 anos antes. A encenação de Villela, ancorada na linguagem circense, reforça o caráter de um Salieri sombrio, frágil e confuso. Ao contrário de Mozart, que surge em cena como um gênio confiante e gozador. O último dia do mês marca a chegada de Nathalia Timberg ao palco do teatro do Centro Cultural do Banco do Brasil. Ela está, ao lado das atrizes Juliana Galdino e Paula Spinelli, em Tríptico Samuel Beckett, espetáculo que reúne as três últimas novelas escritas pelo autor e dramaturgo irlandês e que, de alguma forma, sintetizam o seu pensamento sobre o mundo. São elas: Para o Pior Avante, Companhia e Mal Visto Mal Dito. A direção é de Roberto Alvim.

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