domingo, 23 de agosto de 2015

A Tempestade ganha versão de Gabriel Villela no Teatro Tucarena

6 - atempestade_fotode_joaocaldasF_8
Como parte da programação comemorativa dos 50 anos do Tuca, estreia dia 21 de agosto no Teatro Tucarena A Tempestade, quinta direção de Gabriel Villela para uma peça de Shakespeare, depois de Romeu e Julieta (com o Grupo Galpão), Sonho de Uma Noite de Verão (com a Cia de Dança Palácio das Artes de BH), Macbeth (com Marcello Antony e Claudio Fontana) e Sua Incelença Ricardo III (com o grupo Clowns de Shakespeare).
Para montar o último texto do consagrado autor inglês, Gabriel reuniu 11 atores, dos quais 9 ele já havia trabalhado em outros projetos. O elenco é composto por Celso Frateschi (Próspero), Helio Cicero (Caliban), Chico Carvalho (Ariel), Letícia Medella (Miranda) e Romis Ferreira, Dagoberto Feliz, Marcos Furlan, Rogerio Romera, Leonardo Ventura, Felipe Brum e Rodrigo Audi.
A obra se passa numa ilha remota, onde Prósperoduque de Milão por direito, planeja restaurar sua filha Miranda ao poder, utilizando-se de ilusão e manipulação. Próspero tem a seu serviço Caliban, um escravo em terra, homem adulto e disforme, e Ariel, o espírito servil e assexuado que pode se metamorfosear em ar ou fogo. Os poderes eruditos e mágicos de Próspero e Ariel combinam-se para invocar uma grande tempestade, visando assim atrair seu irmão Antônio, que lhe usurpou a posição de duque, e seu cúmplice, o rei Alonso de Nápoles, para a ilha. Lá, suas maquinações acabam por revelar a natureza vil de Antônio, provocando a redenção do rei, e o casamento de Miranda com o filho de Alonso, Ferdinando
Para muitos estudiosos, A Tempestade foi a peça em que o autor homenageou suas próprias criações anteriores e onde se despede da dramaturgia, já prevendo sua morte, que aconteceu cinco anos depois, em 1616. 
1 - atempestade_fotode__joaocaldasF_11
A voz dos atores é instrumento de extrema importância para o teatro de Gabriel Villela, seja ela falada ou cantada. O diretor escalou para trabalhar a espacialização da voz do elenco a italiana Francesca Della Monica, uma importante e frequente parceira artística de seus trabalhos mais recentes. A preparação vocal e a partitura dos textos coube a outra antiga parceira, a fonoaudióloga e preparadora vocal mineira Babaya, que já fez 28 espetáculos com o diretor, enquanto os arranjos instrumentais e vocais foram elaborados por Marco França, músico e ator do grupo Clowns de Shakespeare, que juntos assinam a direção musical com o suporte artístico e pedagógico do musicista e ator Dagoberto Feliz.
Os figurinos em tons de areia e terrosos e com inúmeras camadas de bordados, aplicações e sobreposições são de Gabriel Villela e José Rosa, com bordados de Giovanna Villela.  A cenografia de Gabriel Villela e Márcio Vinicius foi pensada para o formato de arena. O cenário aponta um grande círculo que envolve toda a encenação, remetendo à Ilha onde Próspero e sua filha Miranda vivem. Dentro deste círculo, potes de cerâmica, uma cama repleta de objetos míticos e de magia utilizados por Próspero, mesas, objetos que remetem a um navio naufragado, instrumentos musicais e outros símbolos teatrais preenchem a cena e tomam diferentes significados conforme a história acontece. A iluminação é de Wagner Freire, os adereços e objetos de cena foram confeccionados por Shicó do Mamulengo e a direção de movimentos é do preparador corporal Ricardo Rizzo.
1 - atempestade_fotode_joaocaldasF_12
Ficha Técnica
Tradução: Marcos Daud.
Direção: Gabriel Villela.
Elenco: Celso Frateschi (Próspero). Helio Cicero (Caliban), Chico Carvalho (Ariel), Leticia Medella (Miranda), Dagoberto Feliz, Romis Ferreira, Marco Furlan, Rogerio Romera, Felipe Brum, Rodrigo Audi e Leonardo Ventura. Figurino: Gabriel Villela e José Rosa.
Cenografia: Gabriel Villela e Márcio Vinicius.
Direção Musical: Babaya e Marco França.
Direção de texto e preparação vocal: Babaya.
Antropologia da Voz: Francesca Della Monica.
Iluminação: Wagner Freire.
Direção de Produção: Claudio Fontana.
Produção Executiva: Francisco Marques.
Realização: BF Produções.
Patrocínio: AB Concessões, Sul America Seguros e 2S Inovações Tecnológicas
A TEMPESTADE
Teatro Tucarena: Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes
telefone:(11) 3670-8453.
Temporada: Sextas às 21h30, sábados às 21h e domingos às 19h.
Ingresso:  R$ 50 (sex), R$ 50 e 70 (sáb e dom).
Classificação 12 anos.
Estreia 21/8.
Até 22 de novembro.
Duração: 90min.
http://www.arteview.com.br/index.php/noticias/a-tempestade-ganha-versao-de-gabriel-villela-no-teatro-tucarena/

Nenhum comentário:

Postar um comentário