quinta-feira, 20 de agosto de 2015

http://www.metrojornal.com.br/nacional/cultura/comemoracao-dos-50-anos-do-tuca-tera-peca-de-shakespeare-a-tempestade-216153

Comemoração dos 50 anos do Tuca terá peça de Shakespeare ‘A Tempestade’

Publicidade
Por Metro
20/08/2015 às 20h45
Último texto do bardo inglês é defendido por Frateschi no papel de Próspero | João Caldas/Divulgação
Último texto do bardo inglês é defendido por Frateschi no papel de Próspero | João Caldas/Divulgação
Última peça escrita por William Shakespeare, em 1611, “A Tempestade” estreia nesta sexta-feira no Teatro Tucarena com nova montagem desenvolvida por Gabriel Villela. (Confira galeria de fotos no fim do texto)
Essa é quinta vez que o diretor assume uma peça do bardo inglês depois de “Romeu e Julieta” (com o Grupo Galpão), “Sonho de Uma Noite de Verão” (com a Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte), “Macbeth” (com Marcello Antony e Claudio Fontana) e “Sua Incelença Ricardo III” (com o grupo Clowns de Shakespeare).
Para esse texto, Villela reuniu 11 atores, tendo 9 deles já trabalhado com o diretor em outros projetos.
Um deles é Celso Frateschi, que interpreta o protagonista Próspero. O ator já havia participado de uma montagem de “A Tempestade” em 1995. Na ocasião, seu papel era o de Calibã e Próspero era interpretado por Paulo Autran (1922-2007).
Na história de vingança, amor e conspirações oportunistas, Próspero, duque de Milão por direito e morador de uma ilha, planeja restaurar sua filha Miranda ao poder se utilizando de ilusão e manipulação. Ele conta com os serviços de Calibã e Ariel, o espírito assexuado que pode se transformar em ar ou fogo. Os poderes mágicos de Próspero e Ariel combinam-se para atrair então uma grande tempestade.
Tendo a voz como elemento principal em suas montagens, Gabriel escalou a italiana Francesca Della Monica, antropóloga da voz, para trabalhar com o grupo. Tocada e cantada ao vivo pelos atores, a música é composta de um repertório de canções populares brasileiras de domínio público selecionadas por Babaya, que já trabalhou com Villela em 28 peças.
“A Tempestade” é considerada por muitos estudiosos a peça em que Shakespeare homenageou suas próprias criações anteriores e onde se despede da dramaturgia, já prevendo sua morte, que aconteceria em 1616.
Serviço: No Teatro Tucarena (r. Monte Alegre, 1.024, Perdizes; tel.: 3670-8453). Estreia nesta sexta. Sex., às 21h30, sáb., às 21h; dom., às 19h. R$ 50 (sex.), R$ 50 e 70 (sáb. e dom.). Até 22/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário