segunda-feira, 17 de agosto de 2015

“A Tempestade”

Para dar continuidade a comemoração dos 50 anos do Teatro TUCA, a próxima peça a estrear é “A Tempestade”, de Gabriel Villela. Esta é sua quinta peça baseada nos contos do bardo inglês, William Shakespeare. As outras foram Romeu e Julieta (com o Grupo Galpão), Sonho de Uma Noite de Verão (com a Cia de Dança Palácio das Artes de BH), Macbeth (com Marcello Antony e Claudio Fontana) e Sua Incelença Ricardo III (com o grupo Clowns de Shakespeare).
Para montar o último texto do consagrado autor inglês, Gabriel reuniu 11 atores, dos quais 9 ele já havia trabalhado em outros projetos. O elenco é composto por Celso Frateschi (Próspero), Helio Cicero (Caliban), Chico Carvalho(Ariel), Letícia Medella (Miranda) e Romis Ferreira, Dagoberto Feliz, Marcos Furlan, Rogerio Romera,Leonardo Ventura, Felipe Brum e Rodrigo Audi.
Para muitos estudiosos, A Tempestade foi a peça em que o autor homenageou suas próprias criações anteriores e onde se despede da dramaturgia, já prevendo sua morte, que aconteceu cinco anos depois, em 1616.
A música tocada e cantada ao vivo pelos atores é um elemento fundamental nesta montagem. Para compor o repertório da peça foram selecionadas canções populares brasileiras de domínio público cujo tema fosse universo das águas doces do Brasil e salgadas do Oceano Atlântico, com novos arranjos para ambientar a atmosfera onírica do espetáculo. “Buscamos uma delicadeza nas canções, a ideia do Marco de juntar violino, violão, flauta e acordeon foi pensada para esse fim. Mesmo quando a música vem com força, trata-se de uma força delicada”, comenta Babaya.
1439164081220
A obra se passa numa ilha remota, onde Próspero, duque de Milão por direito, planeja restaurar sua filha Miranda ao poder, utilizando-se de ilusão e manipulação. Próspero tem a seu serviço Caliban, um escravo em terra, homem adulto e disforme, e Ariel, o espírito servil e assexuado que pode se metamorfosear em ar ou fogo. Os poderes eruditos e mágicos de Próspero e Ariel combinam-se para invocar uma grande tempestade, visando assim atrair seu irmão Antônio, que lhe usurpou a posição de duque, e seu cúmplice, o rei Alonso de Nápoles, para a ilha. Lá, suas maquinações acabam por revelar a natureza vil de Antônio, provocando a redenção do rei, e o casamento de Miranda com o filho de Alonso, Ferdinando.
5DIII © Joao Caldas Fº
5DIII © Joao Caldas Fº
A Tempestade é uma história de vingança, amor, conspirações oportunistas, e também de reconciliações e perdão. “Temos A Tempestade nas mãos, e isso não é pouco. Trata-se de um dos textos mais importantes de Shakespeare e o que ele tem de mais atual é o fato de tratar do desejo”, comenta Celso Frateschi. “Tenho atração e encantamento por obras que traduzem o universo mítico, onírico e poético, como A Tempestade”, complementa Gabriel Villela.
‪#OpiniãoDePeso #Teatro #TeatroMusical #ATempestade #GabrielVillela #Shakespeare #TheTempest #Tucarena #VáAoTeatro #PomboCorreioAssessoriaDeImprensa
“A Tempestade”
Com Celso Frateschi. Helio Cicero, Chico Carvalho, Leticia Medella, Dagoberto Feliz, Romis Ferreira, Marco Furlan, Rogerio Romera, Felipe Brum, Rodrigo Audi e Leonardo Ventura.
Teatro Tucarena (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes, São Paulo)
Duração 90 min
21/08 até 22/11
Sexta – 21h30; Sábado – 21h; Domingo – 19h
$50 / $70

Opinião de Peso adicionou 3 novas fotos.
"A TEMPESTADE" DE GABRIEL VILLELA
Chega aos palcos paulistanos, a 5a excursão do diretor Gabriel Vilella nos textos de Shakespeare. Nesta sexta, estreia "A Tempestade", última obra do bardo inglês. Leia em http://goo.gl/Yflzul (crédito fotos - João Caldas)
‪#‎OpiniãoDePeso‬ ‪#‎Teatro‬ ‪#‎TeatroMusical‬ ‪#‎ATempestade‬ ‪#‎GabrielVillela‬‪#‎Shakespeare‬ ‪#‎TheTempest‬ ‪#‎Tucarena‬ ‪#‎VáAoTeatro‬‪#‎PomboCorreioAssessoriaDeImprensa‬

Nenhum comentário:

Postar um comentário